Sistema Transcol contará com ônibus elétricos a partir de 2022

Dando continuidade ao processo de renovação da frota do Sistema Transcol, o Governo do Estado incluiu na aquisição prevista para o próximo ano quatro veículos elétricos, totalizando 180 novos carros previstos a serem incorporados à frota. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, nesta quarta-feira (22), em evento realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.

“Estamos no processo de renovação da frota. Passaremos de 600 ônibus novos circulando nesse período de quatro anos. Isso é importante, pois é mais qualidade para o usuário. Incorporamos o sistema de Vitória ao Transcol. Agora vamos dar um passo para testar quatro ônibus elétricos, que farão o trajeto do terminal de Laranjeiras até o de Campo Grande. Vamos testar o desenvolvimento desses veículos elétricos e, dando certo, vamos estabelecer um cronograma de aquisição, pois é importante para o nosso programa de carbono zero migrar de veículos a combustão para os elétricos”, explicou o governador.


Todos os novos veículos serão equipados com ar-condicionado, sistema de wi-fi e entretenimento a bordo, além do sistema InBus, que mostra a lotação em tempo real dos coletivos. Desde o início de 2019, o Governo do Estado vem desenvolvendo uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória, entre elas, a aquisição de 600 veículos 0km, com ar-condicionado para a frota do Sistema Transcol. Deste total, 430 veículos já estão circulando no sistema.

De acordo com o secretário de Estado Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o objetivo é testar a tecnologia para incorporação na frota do sistema. "Os investimentos em renovação de frota precisam ser contínuos para garantir a qualidade do serviço que é prestado à população. A aquisição destes carros elétricos vai ajudar a entender melhor como eles vão se adaptar ao sistema e isso ajudará a definir os modelos que serão usados no Sistema Transcol para os próximos anos, levando-se em conta aspectos econômicos, ambientais e de conforto ao usuário", explicou o secretário.

A previsão é de que parte dos novos veículos já entre em operação ainda no primeiro semestre de 2022.

Em abril deste ano, os 70 primeiros veículos novos previstos para 2021 já tinham sido entregues. Os outros 230 veículos chegaram gradativamente até o final de julho, completando as entregas da renovação. Entre eles, estão 18 veículos articulados. Todos eles são equipados com ar-condicionado, wi-fi e sistema Inbus, além do  entretenimento a bordo.

Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), foram realizadas várias melhorias tecnológicas, como a adoção do bilhete único e a instalação de Wi-Fi também nos terminais de integração. Também foi feita a inclusão de novas funcionalidades no aplicativo Ônibus GV, que possibilitam denunciar lotação e o não uso de máscaras nos coletivos. Pelo aplicativo, também é possível efetuar a recarga do CartãoGV e fazer a consulta em tempo real da lotação de seu ônibus.

Já em 2020, foi  realizada a renovação total da frota do Serviço Especial Mão na Roda e o aumento da frota do serviço Bike GV.


Categoria:CIDADE & GERAL