Dia do Livro: escolas de Vila Velha realizam programação especial

Abril é um mês especial para os entusiastas da leitura, marcado por várias datas comemorativas: Dia Internacional da Literatura Infantil e Juvenil (2), Dia Nacional da Biblioteca (9), Dia Nacional do Livro Infantil (18) e Dia Nacional do Livro (23). Para comemorar, escolas da rede municipal de Vila Velha estão promovendo, ao longo do mês, uma série de atividades lúdicas e educativas. 

De acordo com a coordenadora das Bibliotecas, estão previstas mais de 20 atividades, incluindo contação de histórias, oficinas, campeonato de jogo da memória, encontros literários, além de momentos recreativos com música e apresentações teatrais. “De forma lúdica e atrativa, essas ações ajudam a reforçar positivamente, junto a crianças e adolescentes, a importância da prática da leitura para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, bem como para o despertar do senso crítico e para a formação de cidadãos”, salientou a coordenadora.  

No dia 18 de abril, a UMEF Dr. Tuffy Nader realizou uma visita dos alunos ao atelier do artista plástico Kleber Galveas. Na ocasião, houve recital de poesias, apreciação de obras de arte e bate-papo com o artista. Nesse mesmo dia, a UMEF Dijayro Gonçalves Lima reinaugurou o espaço da biblioteca, que levou o nome do escritor capixaba “Francisco Aurélio Ribeiro”. O autor fez questão de marcar presença na reinauguração em sua homenagem. 

Nesta quarta-feira (19), inúmeras ações movimentaram a UMEFTI Tancredo de Almeida Neves: circuito literário, campeonato de jogo da memória e visita da escritora Norma Helena Agrizzi. A diretora Marilete Godoy Faroni comemorou o sucesso da iniciativa, organizada pela bibliotecária juntamente com a professora de Educação Física e com coordenador pedagógico. “As crianças amaram e se sentiram muito importantes. Houve um envolvimento fantástico, foi um momento muito especial em nossa escola”, elogiou. 

Durante todo mês de abril, as unidades de ensino estão também promovendo apresentações sobre vida e obras de Monteiro Lobato, com exibição de desenho animado do Sítio do Pica Pau Amarelo Exposição, e vivências com brincadeiras educativas, como quebra-cabeça, quiz, bingo, confecção de marca-página de personagens, dentre outras.

UMEF Edson Tavares
Encontros literários com os escritores: 
Dia 20/04 - Norma Agrizzi (manhã e tarde)
Dia 28/04 - Lucas Albani com o palhaço Xico Xeroso (manhã e tarde)

UMEF Darcy Ribeiro
De 18 a 20/04 - Recreio literário, teatro e músicas do Sítio do Picapau Amarelo 

UMEF Rev. Antônio da Silva Cosmo
20/04 - Encontro literário com a escritora capixaba Valsema Rodrigues

UMEF Alger Ribeiro 
Dia 25/04 - Oficina de Criação Literária com a Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores (manhã)

UMEF Dr. Tuffy Nader
Dia 25/04 - Oficina de Criação Literária com a Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores (tarde)

UMEF Izaltina de Almeida Fernandes
Dia 25/04 - Conscientização sobre importância da biblioteca como Patrimônio Cultural do Espírito Santo

UMEF Pedro Herkenhoff
Durante todo o mês, estão acontecendo diversas atividades, como contação de histórias, oficinas de criação de livro artesanal e oficinas de marca páginas.

UMEF Alger Ribeiro
Durante todo o mês, estão sendo realizadas oficinas de marca páginas.

UMEF José Elias de Queiroz
Durante todo o mês, estão acontecendo oficinas de criação de livro artesanal.

UMEF Barão do Rio Branco
Durante todo o mês, estão sendo realizadas diversas atividades, como: circuito literário na aula de Educação Física, campeonato de jogo da memória, confecção de marcadores de página, exposição de obras de Monteiro Lobato e encontro literário com a escritora capixaba Rosalba Dias (Zalba Dias).

UMEF Guilherme Santos, UMEF Desembargador Cândido Marinho, UMEF Maria Luiza dos Santos Vellozo e UMEF Antônia Malbar
Durante todo mês de abril: apresentações sobre vida e obras de Monteiro Lobato, exibição de desenho animado do Sítio do Pica Pau Amarelo, exposição das obras de Monteiro Lobato e brincadeiras (quebra-cabeça, quiz, bingo, marca página dos personagens, música e teatro).

Categoria:CIDADE & GERAL